Principais dúvidas sobre o MEI
Certamente a chegada do Microeemprendedor Individual, MEI, abriu muitas portas para profissionais seguirem com seu próprio negócio. O MEI surgiu em 2008 com o principal objetivo de oportunizar trabalhadores autônomos que até então viviam na informalidade.
O MEI tornou a abertura de empresas muito mais fácil, sendo o principal porte empresarial no país com mais de 80% dos CNPJs. Em 2021 a categoria deu um salto de 34% em relação a 2020. Foram mais de 2,285 milhões de novas microempresas apenas no ano passado, segundo dados da Receita Federal.
Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como funciona o MEI, pagamento de taxas, abertura etc. Por conta disso, listamos as questões mais comuns que costumamos ouvir sobre o MEI. Confira!
– Quem pode ser MEI?
Profissionais que trabalham por conta própria e faturam até R$ 81 mil por ano. O MEI não é válido para quem possui sócios ou sócio de outra empresa. Porém, o MEI não é permitido para várias atividades. Fique atento.
– MEI pode ter empregado?
Sim, você pode ter um empregado registrado.
– É possível abrir um MEI por conta própria?
Sem dúvidas, você pode fazer o procedimento todo pelo Portal Oficial do Empreendedor, sendo rápido, seguro e gratuito.
– Quais são os documentos necessários para a abertura do MEI?
Carteira de Identidade, CPF, endereço com CEP, celular e e-mail. Além disso, você deve ter uma conta ativa no gov.br juntamente com a sua senha de acesso.
– Preciso emitir Nota Fiscal todo mês?
A Nota Fiscal deve ser emitida sempre que houver uma venda para outra pessoa jurídica. Quando a venda é para pessoa física não é obrigatório, mas recomendado.
– Quais são as obrigações do MEI?
Atualmente o MEI tem basicamente duas obrigações, sendo pagar mensalmente os tributos da guia DAS e, depois que passar um ano de exercício, fazer a declaração anual de rendimento.
– Por que devo pagar a guia mensal do MEI?
Com o pagamento em dia, o empreendedor tem direito à maioria dos benefícios que a Previdência oferece, como aposentadoria por idade, pensão por morte, salário maternidade, auxílio-doença e auxílio-maternidade.
Ficou com alguma outra dúvida sobre o MEI? Entre em contato com nossa equipe e entenda mais sobre esse formato de empresa.