Diferença entre férias individuais e coletivas

Publicado por em 16 de dezembro de 2022
Categorias: Sem categoria

Nessa época do ano muitas pessoas entram em férias para aproveitar as festas de final de ano. Algumas empresas optam pelas férias individuais e outras pelas férias coletivas, mas você sabe realmente qual a diferença entre os dois cenários?

Primeiramente, vale reforçar que trabalhadores com carteira assinada que completam um ano na empresa possuem o direito de tirar férias, são 30 dias de férias a cada 12 meses trabalhados. Trabalhadores com jornada igual ou inferior a 25 horas semanais (regime de tempo parcial) têm direito a férias anuais, de oito dias (para quem trabalha até cinco horas semanais) a 18 dias (para quem trabalha de 22 a 25 horas por semana).

Ao tirar férias, o colaborador recebe o equivalente ao salário normal mais 1/3 constitucional, sendo considerado uma espécie de abono, visando que o colaborador esteja numa situação confortável para aproveitar suas férias.

Férias individuais

Conforme citado anteriormente, todo trabalhador devidamente registrado e com 12 meses de trabalho, tem direito a gozar de 30 dias de férias. As férias individuais são obrigatórias no período de 12 meses após 1 ano de trabalho. Por lei, a empresa pode decidir o período de férias, mas é comum a negociação de datas entre empresa e colaborador.

Nas férias individuais, o empregado pode dividir as férias em até 3 períodos. O primeiro deve ser, no mínimo, de 14 dias, e os demais de, no mínimo, 5 dias cada. O abono de 1/3 do salário referente às férias é pago no primeiro período, em até 2 dias antes do início das férias.

Férias coletivas

Neste cenário, toda a empresa entra em férias, independentemente do direito a férias, conforme o período trabalhado. As férias coletivas são concedidas, simultaneamente, a todos os empregados de uma empresa ou de determinadas áreas ou setores da companhia, sendo descontadas das férias individuais.

Em relação ao pagamento, funciona da mesma forma que as férias individuais, o pagamento do abono de 1/3 do salário também deve ser feito até 2 dias antes do início das férias.

Chame no WhatsApp