Saiba como calcular o décimo terceiro
Outro assunto bem popular em dezembro é o famoso décimo terceiro salário. Também chamado de subsídio de Natal ou gratificação natalina, o décimo terceiro é uma bonificação equivalente a um mês de salário líquido pago ao colaborador proporcionalmente aos meses de trabalho naquele ano, descontando Imposto de Renda e INSS. O décimo terceiro é para os trabalhadores com carteira registrada, além de aposentados e pensionistas que também possuem o direito.
O valor do pagamento sempre é calculado proporcionalmente aos meses trabalhados. Para que o mês seja contabilizado, o colaborador deve ter trabalhado mais de 15 dias. Ou seja, se o colaborador trabalhou menos do que esse período, esse mês não deve ser considerado no cálculo do décimo terceiro salário.
Um detalhe bem importante para estar atento é que o décimo terceiro pode ser pago em duas parcelas, sendo que as parcelas possuem valores diferentes. A primeira é de valor maior, e a segunda, de valor menor.
Calculando o décimo terceiro
Para tirar a dúvida do valor do décimo terceiro, você pode seguir as regras abaixo:
– Deve-se calcular 1/12 do salário do colaborador a cada mês;
– Multiplica-se o resultado pelo total de meses de trabalho válidos daquele ano;
– O colaborador recebe o décimo terceiro em duas parcelas ao longo do ano.
A primeira parcela não apresenta descontos e pode ser calculada pela metade do último salário cheio recebido, normalmente o de novembro. A segunda parcela contará com os descontos, conforme mensalmente já acontecem no salário.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Chame nossa equipe especializada no WhatsApp para maiores informações: (48) 99656-6112.