MEI x ME: qual o ideal para o meu negócio?
Se você está desejando empreender ou abriu seu negócio recentemente, certamente uma das dúvidas foi “MEI ou ME: qual eu devo abrir?”. A dúvida é muito comum, mas as diferenças são grandes entre os dois modelos de empresa. Confira a seguir!
Em primeiro lugar, é importante estar ciente que não existe um modelo ideal de empresa. Tudo vai variar de acordo com o segmento do negócio, o financeiro e até mesmo a visão de crescimento para os próximos anos.
O MEI é uma empresa individual e não permite a participação de um sócio, é de fácil abertura e possui uma única guia de imposto. Entretanto, o faturamento anual deve ser de até R$ 81 mil. Em relação aos benefícios, o MEI conta com os benefícios previdenciários, como o direito à aposentadoria.
Já o ME, se trata de uma empresa com formalização feita na Junta Comercial. Pode possuir um ou mais sócios, além de um quadro de funcionários. O faturamento anual do ME é de até R$ 360 mil, possibilitando maior crescimento da organização. Conta com Tributação Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
É perceptível a diferença entre o MEI e ME, mas o indicado é sempre estar em contato com uma contabilidade de confiança para tirar todas as suas dúvidas e dar sequência no seu projeto da forma correta, evitando problemas futuros.