Quais documentos preciso mandar para minha contabilidade todo mês?
Empreender requer responsabilidade e compromisso, mantendo as finanças em ordem. Além do contador, o empreendedor deve contribuir ativamente para um gerenciamento eficaz da empresa.
Para garantir o cumprimento das obrigações legais, é essencial fornecer regularmente todos os documentos necessários ao contador. Abaixo, listamos os 10 principais documentos mensais:
- Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais.
- Comprovantes de pagamentos de impostos, como DAS, DARF, GARE, etc.
- Notas fiscais de entrada e saída, além de comprovantes de despesas e receitas.
- Extratos bancários, de aplicações, cartões de crédito, empréstimos e descontos de duplicatas.
- Recibos de pagamento de salários, pró-labore, férias, vale transporte e atestados médicos de funcionários.
- Notas fiscais de serviços adquiridos.
- Arquivos eletrônicos, como Nota Fiscal Paulista, Redução Z, arquivos do Sped Fiscal e XML das notas fiscais.
- Recibos e contratos de locação, honorários, despesas e contratos a pagar.
- Controle de estoque.
- Movimentos e recibos de autônomos e outros colaboradores.
Manter uma rotina de emissão, armazenamento e encaminhamento desses documentos à contabilidade é crucial. Ferramentas eletrônicas integradas à contabilidade podem facilitar esse processo e otimizar a gestão financeira da empresa.